“A juventude não é apenas um período de vida (…), mas uma qualidade de alma que se caracteriza precisamente por um idealismo que se abre para o amanhã.” (Joao Paulo II)


segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Juventude jardinense acolhe com fé e muita emoção a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora símbolos da Jornada Mundial da Juventude



Nesta manhã de segunda-feira (13), a Juventude jardinense viveu um momento único de fé,  alegria e muita emoção com a passagem do da Cruz Peregrina e do Ìcone de Nossa Senhora rumo a Jornada Mundial da juventude em 2013. A passagem da Cruz peregrina e do Ícone de Nossa Senhora será ocasião para fazer memória dessa história bonita e levar a todos, sobretudo aos jovens e excluídos, a mensagem sempre nova da redenção que a Cruz de Jesus nos trouxe. 

Os símbolos chegaram por volta das 07:00 horas da manhã em Jardim do Seridó e foram recepcionados por centenas de jovens e boa parte da comunidade, demonstrando a fé e a  religiosidade pela força viva da Igreja Católica. Os Ícones foram carregados seguindo a BR 427 até o Trevo de Parelhas, onde jovens se emocionaram tocando a Cruz e fazendo uma verdadeira ligação de fé e devoção ao Jesus Cristo e ao Beato João Paulo II que foi o grande fundador e precursor da Jornada Mundial da Juventude.

Logo após, seguiram para Caicó, onde acontecerá uma extensa programação, e que os símbolos da JMJ visitarão lugares que precisam de esperança, como a Fazenda Belo Amor (de recuperação de dependentes químicos), o CEDUC e a Penitenciária Estadual. Ainda em Caicó, será rezada a Via-Sacra, no Mosteiro das Irmãs Clarissas e acontecerá a celebração da Santa Missa, em frente da majestosa Catedral de Sant’Ana, às 19h do dia 13/02, de onde os símbolos seguirão em arrastão com trio elétrico para a Igreja Matriz de São José.

No dia 14 de fevereiro, finalmente, a Cruz e o Ícone visitarão as periferias de Caicó e serão levados para a cidade de Jucurutu, onde serão entregues aos irmãos da vizinha Diocese de Mossoró.


O coração já bate forte e de toda parte da Diocese já se ouve um mesmo grito: Bote Fé, povo do Seridó! Bote Fé na Juventude desse imenso Brasil!

 “Meus queridos jovens, na conclusão do Ano Santo, eu confio a vocês o sinal deste Ano Jubilar: a Cruz de Cristo! Carreguem-na pelo mundo como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade, e anunciem a todos que somente na morte e ressurreição de Cristo podemos encontrar a salvação e a redenção”.

Foi com essas palavras que o Beato João Paulo 2º entregou aos jovens em Roma, no dia 22 de abril de 1984, aquela que ficaria conhecida como Cruz da Jornada, ou Cruz dos Jovens. Desde então, ela começou a peregrinar mundo afora, sempre levada pela juventude. Em 2003 junto com ela passou a peregrinar também o Ícone de Nossa Senhora. 

Pela primeira vez, os dois símbolos máximos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) estão peregrinando pelo Brasil. São meses num itinerário que percorrerá todo o país e também passará pelos vizinhos do Cone Sul. Ao longo desse trajeto, os jovens terão a oportunidade de reavivar a fé e de sentir o gostinho do que será a JMJ 2013, que acontecerá no Rio de Janeiro.

A Cruz da JMJ e o Ícone de Maria chegaram ao Brasil no dia 18 de setembro e foram recebidos em São Paulo com uma grande festa, o Bote Fé. A partir daí iniciaram a peregrinação, que será concluída no Rio de Janeiro. A ideia é que os dois símbolos passem por todos os 17 regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Estão também previstas 19 grandes festas nas capitais brasileiras, todas com o nome "Bote Fé".

Depois do dia 18 de setembro, a Cruz e o Ícone passaram a peregrinar, até o dia 30 de outubro, pelas sete províncias eclesiásticas do Regional Sul 1 da CNBB, que corresponde ao estado de São Paulo – o mais populoso do país e o que tem o maior número de dioceses, 50. Daí os símbolos seguiram para o Regional Leste 2, composto por Minas Gerais e Espírito Santo, onde ficarão ao longo de todo o mês de novembro. Neste mês de dezembro até o começo de janeiro está sendo a vez do Regional Nordeste 3, composto pelos estados da Bahia e de Sergipe.

A peregrinação seguirá ao longo de todo o ano de 2012. Janeiro é o mês do Nordeste 2 e, em dezembro, a Cruz e o Ícone deixam o Brasil e visitam Paraguai, Uruguai, Chile e Argentina. Já em Janeiro de 2013 retornam para concluir o itinerário no Sul do Brasil. A etapa final acontecerá no Sul de Minas, no Vale do Paraíba (SP) e, finalmente, no estado do Rio de Janeiro, onde os símbolos chegam em abril de 2013.
CLIQUE AQUI e veja todas as fotos do evento ou clique acima no menu FOTOS.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Barra de compartilhamento

RÁDIO CANÇÃO NOVA

*