“A juventude não é apenas um período de vida (…), mas uma qualidade de alma que se caracteriza precisamente por um idealismo que se abre para o amanhã.” (Joao Paulo II)


terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Famílias de acolhida: Campanha de Hospedagem para a JMJ Rio2013 terá início em breve



Uma das etapas principais da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é a acolhida aos peregrinos que virão de todas as partes do mundo. No segundo Domingo da Quaresma, este ano dia 4 de março, será lançada nas paróquias da Arquidiocese do Rio a Campanha de Hospedagem para a Jornada Mundial da Juventude Rio2013. 
Para entender melhor o que é um hospedeiro e como acontecerá a campanha, a responsável pelo Setor de Hospedagem, irmã Graça Maria, CNSB, concedeu uma entrevista publicada no portal oficial da Jornada www.rio2013.com.
A campanha contará com uma mensagem tomada de uma frase da carta de S. Paulo aos Romanos:
“Amai-vos mutuamente com afeição terna e fraternal. Socorrei às necessidades dos fiéis. Esmerai-vos na prática da hospitalidade” (Rom 12, 10.13).
Em relação à hospedagem dos peregrinos para a JMJ Rio2013, Irmã Graça Maria  disse que “As hospedagens serão em casas de família, paróquias, escolas públicas e particulares, ginásios poliesportivos, casas de festas, centros comunitários e outros locais que sejam seguros e cobertos para que o peregrino possa ser alojado para pernoite”.
Irmã Graça afirma ainda que “ao exercitar uma das obras de misericórdia: “dar pousada ao peregrino”, a família (que hospede jovens peregrinos) sentirá a alegria e a oportunidade de dar testemunho e vivenciar sua fé e o dinamismo dos jovens de outras cidades, países e até mesmo continentes”.
“O peregrino poderá experimentar essa caridade, virtude cristã, que ultrapassa todas as diferenças de cor, raça, cultura, povo e língua”, completou a Irmã.
Ao responder à pergunta “O que é preciso para ser um hospedeiro?”
Irmã Graça  afirmou: “Nós estamos trabalhando com “carbono zero”. Isto significa que iremos centralizar nossos cadastros pelo portal: www.rio2013.com\pt\hospedagem. Porém, sabemos que para muitos isso poderá ser um impedimento, e por esta razão estão sendo montados plantões paroquiais para atenderem estas pessoas que querem ser família de acolhida e não tem acesso à internet”.
“Também aqueles que quiserem oferecer seus estabelecimentos poderão entrar em contato conosco pelo email: hosped@rio2013.com, informando o endereço do local bem como nome e telefone de contato para que possamos estar agendando uma visita e fazer posterior cadastro do mesmo”, acrescentou a religiosa.
A Irmã disse ainda que a distribuição dos peregrinos será feita por regiões linguísticas, e que o coordenador do Setor Hospedagem enviará as informações sobre a paróquia de sua acolhida, endereço, acesso, facilitando o peregrino sobre sua chegada e acolhida.
Irmã Graça explicou também que “o peregrino utilizará o alojamento e casas apenas para o pernoite e higiene pessoal, ficando o mesmo, durante todo o dia, em função das programações da JMJ Rio2013.
O alojamento é exclusivo para pernoite, permanecendo fechado durante o dia (refere-se a escolas, clubes, casas de festa, ou outros tipos de hospedagem que não sejam em casas de família)”.
Finalmente a Irmã afirmou que “caberá à Coordenação de Hospedagem solicitar ao Setor Voluntariado da paróquia uma equipe devidamente preparada para auxiliar os peregrinos”.
Em breve o cadastro das famílias estará disponível no portal: www.rio2013/pt/hospedagem.
Fonte: acidigital

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Barra de compartilhamento

RÁDIO CANÇÃO NOVA

*