“A juventude não é apenas um período de vida (…), mas uma qualidade de alma que se caracteriza precisamente por um idealismo que se abre para o amanhã.” (Joao Paulo II)


quarta-feira, 4 de julho de 2012

QUEM É JESUS CRISTO?


Jesus é a figura central do cristianismo
Para a maioria dos cristãos Jesus é Cristo, a encarnação de Deus e o "Filho de Deus", que teria sido enviado ao mundo para salvar a humanidade. Acreditam que foi crucificado, morto e sepultado, desceu à mansão dos mortos e ressuscitou no terceiro dia (na Páscoa). Os quatro evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João) são a principal fonte de informação sobre Jesus.
Embora tenha pregado apenas em regiões próximas de onde nasceu, a província romana da Judéia, sua influência difundiu-se enormemente ao longo dos séculos após a sua morte, ajudando a delinear o rumo da civilização ocidental.
Três dos evangelhos (Mateus, Marcos e Lucas) são conhecidos como sinópticos devido às suas semelhanças. João, por seu lado, "é uma produção independente, apresentando os dizeres de Jesus Cristo na forma de discursos se torna diferente do que contam os outros três".
De acordo com alguns historiadores, estes textos foram escritos entre setenta a cem anos após a morte de Cristo. Eles recontam em pormenores a vida pública de Jesus, ou seja, o período de pregações nos últimos anos da sua vida. No entanto, há limitadas informações sobre sua vida privada. Dos quatro evangelhos, apenas Mateus e Lucas dão relato da origem de Jesus.

No sexto mês da gestação de Isabel, o mesmo anjo Gabriel aparece a Maria na cidade de Nazaré, a qual era virgem e noiva de José, e anuncia que ela viria a conceber do Espírito Santo e que daria ao seu filho o nome de Jesus. Mateus traz a informação de que José, ao saber que sua noiva estava grávida, não teria compreendido inicialmente que Maria recebera a missão de conceber o Messias e se afastou dela. Mas em sonho, um anjo lhe revelou a vontade de Deus, e ele aceitando-a, recebeu Maria como esposa.
Segundo Mateus, o imperador Otávio Augusto teria promovido um recenseamento de todos os habitantes do Império, tendo estes que se alistar em suas respectivas cidades. José, por ser da cidade de Belém, teria levado Maria até esta cidade. Chegando ao local de destino, por não terem encontrado hospedagem, Jesus nasce em uma manjedoura. Completados os oito dias que determinava a tradição judaica, Jesus foi levado ao templo por sua família para ser circuncidado, quando foi abençoado por Simeão e Ana.
Segundo o relato do evangelista Mateus, Jesus teria recebido a visita dos magos do oriente, os quais, segundo a tradição natalina, seriam três reis da Pérsia. Os magos teriam chegado a Jerusalém seguindo a trajetória de uma estrela que anunciaria a vinda do Messias ao mundo. E, ao encontrarem Jesus numa casa com Maria, adoraram-lhe e ofertaram ouro, incenso e mirra representando, respectivamente, a sua realeza, a sua divindade e a sua imortalidade.
Por causa desta visita Herodes teria se decidido a matar aquele que lhe iria tomar o trono, o chamado Massacre dos Inocentes. Tal notícia teria chegado a José, que então foge com Maria e o menino para o Egito. Jesus e sua família teriam permanecido no Egito até a morte de Herodes, quando então José, após ser avisado por um anjo em seus sonhos, retorna para a cidade de Nazaré.
“Jesus” é um dos nomes mais conhecidos em todo o mundo e provavelmente você já deve ter ouvido falar alguma coisa relacionada com esse nome. Mas será que você realmente conhece Jesus?
Imagine que você está andando na rua e de repente é abordado por um repórter que pergunta se você conhece um determinado artista famoso ou uma figura bastante conhecida no cenário nacional. Em seguida, ele começa a te perguntar o que você sabe sobre essa pessoa e, provavelmente você saberia responder algumas coisas como, os principais trabalhos em que ele esteve envolvido, talvez algumas informações de sua vida pessoal como, a sua idade, se é casado ou não, se possui filhos, se esteve envolvido em algum escândalo, entre outros. Por se tratar de alguém famoso, ou seja, bastante conhecido, você provavelmente saberia passar algumas informações sobre essa pessoa correto? Coisas que você já ouviu falar ou leu em algum lugar.
Mas, e se esse mesmo repórter te perguntasse como esse artista é como pessoa, você saberia responder? Se você refletir sobre essa questão, com certeza concluirá que, a única pessoa que poderia responder a essa pergunta com propriedade é alguém que realmente conhece a pessoa à quem estamos nos referindo. Bem, a mesma coisa acontece quando falamos de Jesus.
Muitas vezes “achamos” que conhecemos Jesus por termos ouvido falar ou lido em algum lugar coisas a respeito dele, mas será que realmente o conhecemos? Para sabermos quem é a pessoa de Jesus é preciso antes de tudo conhecê-lo e isso implica em termos uma vida em que ele faz parte.
“Ao chegar a plenitude dos tempos, enviou Deus seu Filho, nascido de uma mulher” (cf. Gal 4,4). Assim se cumpre a promessa de um Salvador, que Deus fez a Adão e Eva ao serem expulsos do Paraíso: “Porei inimizades entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e a dela; ela te pisará a cabeça e tu armarás traições ao seu calcanhar” (Gn 3,15). Este versículo do Gênesis é constitui o primeiro anúncio da Boa Nova da salvação. Tradicionalmente, tem-se interpretado que a mulher a que se refere é tanto Eva, em sentido imediato, como Maria em sentido pleno; e que a descendência da mulher refere-se tanto à humanidade como a Cristo.
Desde então, até o momento em que “o Verbo se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1,14), Deus foi preparando a humanidade para que pudesse acolher, frutuosamente, a seu Filho Unigênito. Deus escolheu para si o povo israelita, estabeleceu com ele uma aliança e o formou progressivamente, intervindo em sua história, manifestando-lhe Seus desígnios por meio dos patriarcas e dos profetas, santificando-o para si. Tudo isso, como preparação e figura daquela nova e perfeita aliança que havia de concluir-se em Cristo e daquela plena e definitiva revelação que devia ser efetuada pelo próprio Verbo encarnado.
A fé cristã é toda centrada em Jesus Cristo, o Filho do Deus Altíssimo, que veio para nos salvar. O nome de Jesus significa “Deus que salva”, “pois Ele salvará seu povo de seus pecados” (Mt 1,21). São Pedro disse aos judeus que: “Não existe debaixo do céu outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos” (At 4,12). Jesus é o único Salvador.
Os discípulos de Cristo devem conformar-se com Ele até Ele se formar neles. É por isso que somos inseridos nos mistérios de sua vida, com Ele configurados, com Ele mortos e com Ele ressuscitados, até que com Ele reinemos.
Para nós fica a pergunta que Cristo fez a Seus discípulos: “E vós”, retomou Jesus, “quem dizeis que eu sou?” (Mt 16, 15). Essa pergunta é fundamental no seguimento a Jesus, pois a resposta que dermos determinará todo o nosso intinerário de seguimento ao Senhor, que continua a chamar a cada um de nós à vivência radical de Seus ensinamentos; pois conforme chamou aquele jovem o Senhor hoje diz a nós: “vem e segue-me” (Mt 19, 21).
Jesus foi à região de Cesaréia de Filipe e ali perguntou aos discípulos quem é que as pessoas diziam ser o Filho do homem. Eles responderam: "Uns dizem é João batista; outros, Elias, outros, Jeremias ou um dos profetas" (cf. Mt 16, 13-14). Nessa passagem, Cristo vai mais longe, aonde Ele realmente pretendia chegar.
E você, conhece o Senhor? Ele pergunta isso para nós que trazemos o nome de cristãos, que oramos à noite no nosso quarto, que oramos pela manhã pedindo força e a proteção para o nosso trabalho e para as coisas que vamos realizar. Para nós que oramos e dizemos que O conhecemos. Ele está perguntando a você: quem você diz que Eu sou?
Hoje, o Espírito Santo está suscitando no nosso coração essa pergunta, porque para muitos a resposta pode ser diferente. Alguns dizem: “Para mim, Jesus é um grande profeta, um grande filósofo”. Nós temos as religiões que não são cristãs e que consideram fortemente a existência de Jesus. Os muçulmanos amam o Cristo. Você sabia disso? Eles O consideram como um grande profeta e também têm um apreço enorme por Nossa Senhora. Você vai à Terra Santa e encontra lá os Santuários Marianos, que nunca foram tocados mesmo diante das várias guerras ocorridas nesses locais.
Também existem aqueles que são radicais e não aceitam Jesus Cristo. Para eles, o Senhor é o traidor do Judaísmo. Mas existem outros judeus, a maioria deles, que são bem conscientes e têm Nosso Senhor Jesus Cristo como um grande profeta, mas não O entendem como Filho de Deus.
Quem é Jesus para você? É um filósofo? Um grande profeta? Ou o Filho do Deus vivo? Para você, Cristo é Deus? Hoje, Ele está perguntando isso para mim e para você. "Quem sou Eu na sua vida? Sou Alguém em quem você se espelha, mas que ficou lá atrás, há dois mil anos? Ou sou Aquele que está em todos os momentos da sua vida, dando-lhe força, vida, liberdade; libertando você do poder das trevas?"
Para nós cristãos, Jesus é o Filho de Deus; Jesus é Deus! E nós O adoramos. A quem você ouve? A uma pessoa que começou agora a falar de Cristianismo e de Jesus Cristo ou a Sagrada Escritura, que tem dois mil anos?
Jesus quer ouvir de você quem é Ele. Nós só O conheceremos se Ele nos for revelado pelo Pai. Você só conhece Jesus pela fé. Haverá um momento em que, por mais que se explique a Palavra de Deus, será um momento só seu e de Deus. O momento em que você se encontra diante de uma encruzilhada e que toma a decisão de caminhar com aqueles que creem ou com os que não creem.
E no momento em que nós reconhecemos Deus – quem é Ele em nossas vidas, como Pedro reconheceu quem era Jesus na vida dele –, o Senhor vai lhe dizer quem é você para Ele.

Ademilson Medeiros de Azevedo

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Barra de compartilhamento

RÁDIO CANÇÃO NOVA

*