“A juventude não é apenas um período de vida (…), mas uma qualidade de alma que se caracteriza precisamente por um idealismo que se abre para o amanhã.” (Joao Paulo II)


quinta-feira, 17 de maio de 2012

Dom Eduardo Pinheiro aos sacerdotes brasileiros: aproveitar a JMJ para evangelizar os jovens


O presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Eduardo Pinheiro, afirmou que a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) faz parte do processo de evangelização da juventude brasileira, que segue as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora do Brasil. Para prelado, é fundamental que os sacerdotes aproveitem esta oportunidade para evangelizar os jovens. 
O bispo, que também é auxiliar da Arquidiocese de Campo Grande, pediu aos sacerdotes, especialmente aos párocos maior comprometimento com a evangelização da juventude por ocasião da JMJ 2013. As declarações do bispo foram recolhidas pelo Jornal O São Paulo, da arquidiocese da capital paulista.
“Meus queridos irmãos padres, não percam essa oportunidade, é ímpar, única. Os jovens estão vindo atrás, se o pároco sabe que tem 500 jovens em sua paróquia que estão indo à jornada, que estão se movimentando por causa da peregrinação, pegue esses jovens e faça alguma coisa depois. Pense longe, grande, não só na Jornada, e não só na Cruz passando. Estas são estratégias que Deus está usando para dinamizar e evangelizar a Juventude”, afirmou.
Para ampliar o canal de comunicação, a Comissão que Dom Pinheiro preside envia mensalmente cartas aos párocos. Quatro destas cartas aos padres, já foram publicadas e estão disponíveis na página www.jovensconectados.org.br. 
“Essa é uma maneira de articular com os padres, para que criem grupos de jovens, proporcionem espaços, criem formação para assessores. A proposta é dinamizar a juventude na paróquia, porque é lá que a gente acredita que a Jornada terá um ganho real concreto”, acrescentou.
Para dom Eduardo “é um retrocesso, uma falta de esperteza, perder essa oportunidade que Deus está nos dando, é uma avalanche de jovens e quem tem mais experiência de organização, de processo e planejamento, que ponha a serviço, para que a gente não perca esses jovens”.
O bispo, salesiano, lembra que a Jornada está dentro do contexto de atenção efetiva e afetiva da Igreja do Brasil pela juventude. “A Jornada tem uma força que temos que reconhecer e agora cabe a nós, CNBB, Comissão Episcopal para a juventude, pastorais da juventude e todas as demais expressões aproveitar desse momento”. 
Ele recordou aos presentes que “desde quando solicitamos ao Papa a possibilidade da Jornada aqui no Brasil, nós já fomos pensando-a, dentro de uma dinâmica de evangelização da juventude”.
Durante a entrevista ao O São Paulo, aparecida também na página web da arquidiocese, Dom Eduardo também convidou a Pastoral da Juventude e demais expressões juvenis a aproveitarem a oportunidade apostólica que a JMJ trará. “Que bonito o trabalho que a Pastoral da Juventude tem na história da evangelização da juventude no Brasil, e justamente por causa dessa riqueza e capacidade em organizar e evangelizar, pedimos que coloque essa experiência, essa capacitação a serviço da Igreja”.
Segundo o Vicariato da Comunicação da Arquidiocese de São Paulo, na Solenidade de Pentecostes, 27 de maio, será lançado o site www.prejmjsp.com, e nele estarão as informações sobre a Campanha de Voluntariado e Hospedagem Solidária na Arquidiocese para a acolhida dos jovens na Semana Missionária, que precederá a JMJ.
Fonte: acidigital

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Barra de compartilhamento

RÁDIO CANÇÃO NOVA

*