“A juventude não é apenas um período de vida (…), mas uma qualidade de alma que se caracteriza precisamente por um idealismo que se abre para o amanhã.” (Joao Paulo II)


terça-feira, 13 de março de 2012

QUANDO DEFENDEMOS NOSSOS AMIGOS


Foto da Internet meramente ilustrativa
“Quando defendemos nossos amigos, justificamos nossa amizade.”( Geysa Sarah,jovem do EJC e RCC de Carnaúba dos Dantas).
Amigos são raros? Dizem que se contam nos dedos de uma mão, mas quando a mão é de Deus, os amigos são pérolas preciosas que brilham  como o sol para iluminar a escuridão que está a nossa frente. Acredito que amigos são irmãos que a gente escolhe porque foi  Deus que colocou  em nossa vida para  proteger e cuidar um do outro.
Amigos de verdade nos alegram,mas também nos  mostram quando estamos errados, nos ajudam a crescer na Fé, dividem conosco as dores e multiplicam a felicidade.  Nos ensinam a querer ser melhor do que somos e podemos ser. Quando meu amigo está  infeliz, vou ao seu encontro e quando ele está feliz espero por ele para me alegrar com ele”.
Ter amigos é melhor do que ser amigo ou o contrário? Já me fizeram essa pergunta uma vez e eu não soube responder porque fiquei dividida. Ter amigos, é dar boas gargalhadas juntos, pagar micos juntos, terminar a frase que  outro começou, é falar sobre um bom livro, mas também é escutar, repreender, cuidar, amar,dividir os segredos, fazer parte da vida um do outro.
Ser amigo é conhecer tão bem o outro que basta olhar nos olhos  e perceber que ele está precisando de ajuda, de espaço, sem  precisar falar porque conhecemos tão bem que parece ter nascido com ele(a). Saber quando ele está a ponto de explodir de raiva com os nossos erros e infantilidades... Ser amigo também é falar a verdade, mesmo e acima de tudo que ela doa. É querer tudo de bom para essa pessoa que se torna  um irmão inseparável que dinheiro do mundo não paga e ficar feliz quando essa pessoa tão amada consegue atingir seus objetivos. Amigos levam amigos à Deus porque são nossos anjos aqui na Terra.
Infelizmente existem pessoas que já não fazem parte da nossa vida como antes, pessoas que um dia chamamos de “meu melhor amigo(a)”. Porém, as lembranças permanecem e se um dia essa pessoa foi tão importante para chamá-lo de amigo(a), pode sim voltar a ser. Pode-se sim, exstir amizade novamente .Se você sente falta dessa pessoa, dê o primeiro passo,nem que seja um timido “oi” quando encontrá-lo na rua. Isso acontece principalmente com os amigos que  fazemos na escola.Quando se conclue os estudos, todos seguem a vida e poucos ainda se falam ou se reúnem na casa de alguém e relembrar os tempos de escola, as brigas, as paixões, o medo da prova de Quimíca e Matemática...das vezes que “matou” aula pra ficar conversando sobre música e  tomar sorvete no intervalo das aulas. Ou daquela vez que não estava se sentindo bem durante aula e foi ajudado ou ajudou  a levar em casa.
Amigo de verdade também reza pela conversão do outro, briga e faz as pazes com um abraço. Chora com outro. Amizade só de alegria é frágil porque tudo é provado no sofrimento. Não que seja obrigatório  sofrer para ter amigos, mas para valorizar os que Deus te deu.
A  amizade é uma planta delicada que precisa ser regada com  amor e cuidado todos os dias. Não é pecado nenhum dizer ao amigo que você o ama. Uma vez ouvi isso da boca de um irmão do EJC  para o outro,achei tão lindo e sincero que chorei! Me surpreendeu um homem dizer isso para outro.
Só a amizade faz isso com a gente..Nos impuciona para  frente. No tempo  em que vivemos, não temos desculpas para não falar com um amigo com tantas redes socias que aproximam os amigos que moram em outras cidades ou quem sabe em outro país. Basta um clique. Amizade verdadeira resiste ao tempo e a distância porque essa amizade foi Deus que uniu e nada separa. Perdi as contas de quantas vezes tive um ombro amigo pra chorar e as vezes  parei minha vida para ouvir o desabafo de alguém.
Quem não sabe ser e ter amigo, tem colegas que vão e vem e não conhece um amor tão bom que é capaz de transformar vidas. É como uma via de mão única. Só quer receber e vive sozinho. A credito que você que está lendo isso agora, lembrou de alguém que foi muito especial para você no passado e hoje não faz mais parte da sua vida. Eu lembrei de muitos. Lembrei de muitos casos de amigos que permanecem juntos até chegarem na terceira idade. Ser amigo é muito bom,mas TER amigo é impagável. Se não tem como restituir a aquela amizade, reze por essa pessoa, é uma bela prova de amizade mesmo que ela não saiba,mas Deus vai saber.
Todos precisam de oração e Jesus  disse para rezarmos pelos nossos inimigos. Reze por esse amigo que não se pode mais ter por algum motivo. É triste ver uma amizade morrer. Eu vi isso acontecer com dois dos meus melhores amigos e sofri muito,mas Deus conforta os corações daqueles que esperam nEle. Ainda não superei, porque a  amizade não foi regada por Deus. O orgulho falou mais alto que o perdão. Encontrei em Deus o conforto e aceitei.
Assim como enxugaram minhas lágrimas,estendi a mão à alguém que estava caído. Por tudo isso ,rendo graças a Deus pelos meu amigos-irmãos do EJC  que me ajudam no caminho da santidade. Dedico essas palavras à todos vocês ,meus anjos sem asas.
Um forte abraço à todos.Vocês são f... Que o Espirito Santo proteja a todos nós e todos os amigos  que não são do EJC, mas  que estão em meu coração.
Por Maria da Conceição Costa
EJC de Jardim do Seridó-RN

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Barra de compartilhamento

RÁDIO CANÇÃO NOVA

*