“A juventude não é apenas um período de vida (…), mas uma qualidade de alma que se caracteriza precisamente por um idealismo que se abre para o amanhã.” (Joao Paulo II)


sexta-feira, 10 de maio de 2013

Símbolos da JMJ peregrinarão por 17 dias na cidade do Rio de Janeiro antes da JMJ



Rio de Janeiro, 10 Mai. 13 / 04:40 pm (ACI).- Já no estado do Rio de Janeiro, último ponto de sua parada após a longa viagem por vários estados brasileiros e países do cone sul, o Comitê Organizador Local da JMJ Rio 2013 confirmou a presença e o itinerário da cruz na cidade maravilhosa durante 17 dias antes do início da JMJ, que incluirá uma histórica passagem pelo monumento do Cristo Redentor. A cruz e o ícone mariana, símbolos das JMJ, chegarão à arquidiocese do Rio no dia 6 de julho.

Desde 1984, a cruz da JMJ peregrinou pelo mundo, através da Europa, além da Cortina de Ferro, e para locais das Américas, Ásia, África e Austrália, estando presente em cada celebração internacional da Jornada Mundial da Juventude. Em 1994, a cruz começou um compromisso que logo se tornou uma tradição: sua jornada anual pelas dioceses do país sede de cada JMJ internacional, como um meio de preparação espiritual para o grande evento e, desde 2003, ela tem sido acompanhada pelo ícone de Nossa Senhora, também entregue pelo Papa João Paulo II aos jovens como símbolo de fé para ser levado pelo mundo.

Ao final da jornada em Madri, jovens brasileiros receberam os símbolos da JMJ e, desde então, centenas de cidades brasileiras, em mais de duzentas dioceses, já foram visitadas, começando por São Paulo, no dia 18 de setembro de 2011. Cada vez mais perto da JMJ Rio2013, os símbolos já se encontram no estado do Rio de Janeiro e chegarão à arquidiocese da cidade no dia 6 de julho. A programação carioca da peregrinação da cruz peregrina e do ícone de Nossa Senhora será intensa, mas todos os cariocas terão a oportunidade de tocá-los.

Logo no primeiro dia (sábado, 6), às 7h, os símbolos chegam em Santa Cruz, vindos da Diocese de Itaguaí e às 17h já estarão na Catedral para a Festa do Acolhimento, missa e benção com as famílias acolhedoras dos peregrinos nacionais e internacionais da JMJ Rio2013. Após a celebração, a cruz e o ícone sairão em procissão até os Arcos da Lapa para o início, às 18h30, do evento “No coração da Jornada”.

 Serão 17 dias de peregrinação na cidade e os locais a serem visitados incluem, entre outros: missa na TV Brasil no dia 8; visita aos presídios de Bangu e à Escola Municipal Tasso da Silveira no dia 9; programação cultural na Candelária com apresentação do coral de jovens da Califórnia, nos Estados Unidos, “Pacific Boy Choir” no dia 10; passagem pela Central do Brasil no dia 11; visita ao Cristo Redentor no dia 12; subida pela escadaria ao Santuário da Penha, oração do terço e missa no Complexo do Alemão no dia 13; passagem pela Baía de Guanabara e Ilha de Paquetá no dia 14; visita ao Instituto Nacional de Câncer no dia 15; oração do terço na Praia de Botafogo e abraço JMJ à Lagoa Rodrigo de Freitas no dia 16; missa no Pão de Açúcar no dia 17; procissão luminosa na Rocinha no dia 18; missa e vigília na Candelária pelos jovens vítimas da violência urbana no dia 19; catequese com Dom Orani e Cardeal Rylko na Catedral no dia 20; visita às praias cariocas e missa no Arpoador no dia 21; e presença dos símbolos na Expo-Católica, no Riocentro, no dia 22, para, depois, seguir para o palco na praia de Copacabana em função da abertura da JMJ Rio2013.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Barra de compartilhamento

RÁDIO CANÇÃO NOVA

*