“A juventude não é apenas um período de vida (…), mas uma qualidade de alma que se caracteriza precisamente por um idealismo que se abre para o amanhã.” (Joao Paulo II)


quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

A origem e o significado do carnaval


Vários autores explicam o nome Carnaval a partir do latim “carne vale”, isto é, “adeus carne” ou “despedida da carne”. Isso significa que, no Carnaval, o consumo de carne era considerado lícito, pela última vez, antes dos dias de jejum quaresmal. Outros estudiosos recorrem à expressão “carnem levare”, suspender ou retirar a carne.
O Papa São Gregório Magno (590-604) teria dado ao último domingo, antes da Quaresma (domingo da quinquagésima), o título de dominica ad carnes levandas; o que teria gerado “carneval” ou carnaval. Um grupo de etimologistas apela para as origens pagãs do Carnaval: entre os gregos e romanos, costumava-se fazer um cortejo com uma nave dedicado ao deus Dionísio ou Baco, festa que chamavam em latim de “currus navalis” (nave carruagem), de onde teria vindo a forma Carnavale. 

As mais antigas notícias do que hoje chamamos “Carnaval” datam, como se crê, do século VI a.C., na Grécia: há pinturas gregas em vasos com figuras mascaradas desfilando em procissão ao som de músicas em honra do deus Dionísio, com fantasias e alegorias; são certamente anteriores à era cristã. Outras festas semelhantes aconteciam na entrada do novo ano civil (mês de janeiro) ou pela aproximação da primavera, na despedida do inverno.
Eram festas religiosas dentro da concepção pagã e da mitologia com a intenção de, com esses ritos, expiar as faltas cometidas no inverno ou no ano anterior e pedir aos deuses a fecundidade da terra e a prosperidade para a primavera e o novo ano. 
Tudo isso parece ter gerado abusos estimulados com o uso de máscaras, fantasias, cortejos, peças de teatro, etc. As religiões ditas “de mistérios” provenientes do Oriente e muito difusas no Império Romano, concorreram para o fomento das festividades carnavalescas. Estas tomaram o nome de “pompas bacanais” ou “saturnais” ou “lupercais”.

Sâo João Bosco - Um exemplo para a Juventude


Nasceu perto de Turim, na Itália, em 1815. Muito cedo conheceu o que significava a palavra sofrimento, pois perdeu o pai tendo apenas dois anos. Sofreu incompreensões por causa de um irmão muito violento que teve. Dom Bosco quis ser sacerdote, mas sua mãe o alertava: "Se você quer ser padre para ser rico, eu não vou visitá-lo, porque nasci na pobreza e quero morrer nela".
Logo, Dom Bosco foi crescendo diante do testemunho de sua mãe Margarida, uma mulher de oração e discernimento. Ele teve que sair muito cedo de casa, mas aquele seu desejo de ser padre o acompanhou. Com 26 anos de idade, ele recebeu a graça da ordenação sacerdotal. Um homem carismático, Dom Bosco sofreu. Desde cedo, ele foi visitado por sonhos proféticos que só vieram a se realizar ao longo dos anos. Um homem sensível, de caridade com os jovens, se fez tudo para todos. Dom Bosco foi ao encontro da necessidade e da realidade daqueles jovens que não tinham onde viver, necessitavam de uma nova evangelização, de acolhimento. Um sacerdote corajoso, mas muito incompreendido. Foi chamado de louco por muitos devido à sua ousadia e à sua docilidade ao Divino Espírito Santo. 
Dom Bosco difundiu amplamente os chamados "Oratórios". Catequeses e orientações profissionais foram surgindo para os jovens a partir de então. Enfim, Dom Bosco era um homem voltado para o céu e, por isso, enraizado com o sofrimento humano, especialmente, dos jovens. Grande devoto da Santíssima Virgem Auxiliadora, foi um homem de trabalho e oração. Exemplo para os jovens, foi pai e mestre, como encontramos citado na liturgia de hoje. São João Bosco foi modelo, mas também soube observar tantos outros exemplos. Fundou a Congregação dos Salesianos dedicada à proteção de São Francisco de Sales, que foi o santo da mansidão. Isso que Dom Bosco foi também para aqueles jovens e para muitos, inclusive aqueles que não o compreendiam.
Para a Igreja e para todos nós, é um grande intercessor, porque viveu a intimidade com Nosso Senhor. Homem orante, de um trabalho santificado, em tudo viveu a inspiração de Deus. Deixou uma grande família, um grande exemplo de como viver na graça, fiel a Nosso Senhor Jesus Cristo.
Em 31 de janeiro de 1888, tendo se desgastado por amor a Deus e pela salvação das almas, ele partiu. Mas está conosco no seu testemunho e na sua intercessão.
São João Bosco, rogai por nós!
Fonte: cancão nova

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Atenção Juventude! Inscrições abertas a partir desta segunda-feira (28) na Secretarial Paroquial para o Grupo de Jovens CRISTIFORME


segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Jovens do EJC realizam um grande Brechó na feira-livre de Jardim do Seridó

Veja abaixo o Vídeo e as fotos do Brechó do EJC realizado neste sábado (19) na feira-livre em prol do I ENCONTRO DE JOVENS COM CRISTO da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição em Jardim do Seridó.



quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Vem aí! Pré-Inscrição para o EJC - Encontro de Jovens com Cristo da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Jardim do Seridó-RN

Atenção juventude!
A Pré-Inscrição para o Encontro do EJC - Encontro de Jovens com Cristo da Paróquia de Jardim do Seridó que seria dia 17 de Fevereiro foi antecipado para o dia 02 de fevereiro às 19:00 horas no Centro Pastoral para jovens com idade de 15 a 25 anos e no ato da pré-inscrição cada jovem deve levar uma foto 3 x 4 e um quilo de alimento para ajudar no encontro. Esperamos a sua presença e o seu sim para viver um dos melhores momentos de sua vida.
Jesus te chama e quer fazer morada em seu coração, basta que você aceite-o.

HOMENAGEM ESPECIAL

Luan Dantas
Luan Dantas

O céu hoje amanheceu de uma maneira diferente. O exército de anjos e todos os querubins estão tocando suas trombetas em júbilo ao filho amado do Pai. Estamos falando de você, irmão. Tu és prova de que Deus é misericordioso e possui um amor incondicional pelos seus filhos. Ele te escolheu pra servir de uma maneira belíssima o seu Reino, e temos certeza, que ele guarda para sua vida grande projeto, que te fará cada vez essa pessoa Maravilhosa.  
Realmente os planos divinos sempre nos surpreendem, parece que foi ontem que tu tiveste o cordão umbilical apartado e descobriu as cores de um novo mundo, mas o tempo foi passando e o propósito de Deus foi se cumprindo. Primeiro a participação nos coroinhas, e depois a formação na nossa família. Tudo, absolutamente tudo, foi sendo construído e arquitetado pelo Pai para que você pudesse deixar-se moldar. Pois é irmão, estamos muito orgulhosos pelo seu SIM, e pela disponibilidade de estar presente em nossas vidas de forma tão especial, nos fazendo acreditar na força de amor de Irmão.
Que linda é a vida, e para que melhor do que nós mesmos, sabermos o quanto é importante viver e fazer parte da vida de alguém. Alguém que se importa e nos compreende, alguém com quem podemos contar sempre, pois tem um coração amoroso e generoso, capaz de valorizar a si mesmo e aos outros, é assim que podemos enxerga o que você tem nos mostrado Irmão por traz de simples qualidades. Por você ser este alguém tão especial, agradecemos a Deus o privilégio de neste lindo dia, amanhecer celebrando tua existência, pois sua amizade significa mais do que as palavras possam dizer, pois sabemos que nossa fraternidade foi estabelecida pelo amor único que temos do nosso pai celestial.
Por tudo isso Luan, estamos aqui para te desejar tudo de maravilhoso, não só hoje, mais em todo decorrer de sua vida, que temos certeza estar marcada de surpresas. Queremos-te dizer que ficamos tristes por saber que vai nos deixar, mais ao mesmo tempo conformados, pois estar indo trilhar o caminho que Deus desejou para sua vida, e que são inúmeros, que estão voltados em grandes obras que virão daqui para frente. Por isso meu irmão, desejamos sucesso, e queremos que saiba que estamos aqui para te apoiar no que precisar, e se quiseres retorna saiba que iremos recebe de braços aberto, pois família é isso, é apoiar e acima de estar disposto a compartilhar tudo em grande união.
Que DEUS te abençoe, com paz, saúde e alegria; e, mesmo nos momentos mais difíceis e inevitáveis, você possa contar com ELE que é o verdadeiro amigo de todas as horas, e se os degraus da vida tiverem difíceis de subir, segura na mão dele que com certeza, encontrarás forças necessárias para prosseguir.

Feliz aniversario é o que Desejas toda sua família EJC..

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

HOMENAGEM ESPECIAL

Pai Chagas
Pai Chagas.

          Hoje ao despertamos fizemos nossas orações agradecendo pela sua vida, pois já é muito especial para cada um de nós, que Deus fez o favor de colocar no seu caminho, e fazer você tratá-los como Filhos. Com grande sensação de paz e emoção estamos aqui para dizer algumas palavras, e tentar relatar os nossos sentimentos de amor e gratidão a você que tivemos a honra de ganhar com Pai em cristo.
           Agradecemos primeiramente pela força de caráter e dignidade que ele te confiou, pois foi nela que nós começamos a se espelhar para lutar e estar unidos na realização das obras de Deus, e fizemos o favor de agradecer também, o bom humor que ele te deu, pois muito bem nos faz, e dar certeza constante de sua companhia otimista que nos transmite confiança. 
                 Agradecemos também a Deus, pelo lar que você edificou, sobre base de respeito, amor e confiança, assim quando agente foi fazer parte de sua família encontramos uma Família edificada, com característica única, e voltada para o bem estar de todos que ali estava a se Reunir, isso foi o que nos fortaleceu e nos transmitiu a grande união baseada no amor Fraternal, que temos um pelo outro.
                Carregar os sentimentos de honra, honestidade, verdade e sabedoria é marcas insubstituíveis em sua personalidade, e isso te torna um ser humano transparente e verdadeiro em tudo que faz, seus exemplos são livros da verdade para nós, e pode crer neles agente confia e muito, pois em você esta a vida do EJC em Jardim do Seridó, pois só agente sabe o quanto luta para que tudo aconteça em inteira perfeição. Temos mesmo que agradecer, por tudo e pedir a Deus que o Senhor esteja nas nossas vidas pra sempre.
                  Mais uma vez é concedida a nós uma graça e um privilegio de te parabenizar, e estando unidos através da presença do Deus em nossas vidas, podemos sentir como se juntos estivéssemos em um canto de glorias e louvor ao dia em que nos sorriu, para inicio de tudo que hoje temos o prazer de desfrutar ao seu lado, pelo privilégio inexplicável de tê-lo como pai em Cristo. Pai Chagas, queremos te agradecer por tudo, e te dizer que agente só tem a pedir a Deus que te conserve sempre assim, esse Homem perseverante e cheio de qualidades, que só nos enche de orgulho, e nos transmite o verdadeiro sentido de viver.
                  Parabéns Pai, pelo seu Aniversário.
                 Que todas as benções do pai celestial, sejam derramadas nesta data que é especialmente sua. Que se encontre cercado de muita paz, saúde e amor. Nunca se esqueça, não importa a distancia que nos separe, não existe distancia que não possa ser alcançada pelo amor de um filho...
Seu aniversário jamais será esquecido, onde estiver-mos estaremos orando por ti pela sua felicidade, agradecendo pela sua presença que só alegrias nos trás.

Feliz Aniversário, é o que deseja Toda sua Família EJC... 

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Mensagem de reflexão


ABRA A JANELA DO SEU QUARTO
Deus tem me ensinado a ver além das circunstâncias. Todos os dias, ao acordar, a primeira coisa que faço é abrir a janela do meu quarto. A beleza dos meus dias depende disto. Depende de como eu acordo pela manhã. De como eu vejo as cores do mundo.
Neste dia especial, faça isto você também. Ao invés de ficar olhando apenas para os desertos que te cercam, enxergue também os jardins. Ao invés de ficar vendo apenas o luto a sua volta, contemple as cores do amanhecer. Ao invés de prestar atenção apenas no tempo nublado, fixe os seus olhos na aquarela da paixão!
Aproveite o dia de hoje para renovar o seu humor, resgatar a sua alegria e reviver as emoções da fé. Na vida, aprendi que tudo começa pelas nossas manhãs. Tudo começa quando ainda estamos deitados. A própria Bíblia diz que as misericórdias do Senhor se renovam neste período, quando o dia está nascendo, quando o sol está pronto para raiar. 
Não sei como você acordou hoje. A única coisa que eu sei é que o brilho dos nossos dias depende unicamente de nós. Da nossa humildade, da nossa paciência, do nosso modo de ser. Depende, simplesmente, da maneira pela qual levantamos da cama...
Fonte: catequisar

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Padre Fabiano Dantas explica detalhes para quem deseja participar da Jornada Mundial da Juventude



Caros peregrinos da JMJ – Caravana da Diocese de Caicó
Paz e alegria!
Estou lhes escrevendo essa carta para dar alguns esclarecimentos, comunicados e encaminhamentos. Participei recentemente de um importante encontro em Brasília, quando tivemos a presença dos membros do COL (Comitê organizador local da JMJ Rio 2013), que nos deram algumas informações que devem ser partilhadas.
1 – Hospedagem
Aquela idéia inicial de que iríamos para a Paróquia do Pe. Aldo, em Caxambi, não vai ser mais possível. O COL não aceitou que indicássemos antecipadamente o local da nossa hospedagem, pois estão arrumando o Rio por áreas lingüísticas. Ficaremos hospedados nos alojamentos preparados pela Obra de Maria em consonância com o COL, em lugar ainda não determinado. No alojamento estaremos somente para banho e pernoite, separados por sexo. Na noite da vigília, todos dormem no próprio local, a céu aberto, por isso a necessidade de adquirir um saco de dormir.
2 – Deslocamento
Na cidade do Rio de Janeiro não serão admitidos ônibus fretados para translado de peregrinos. Isso quer dizer que não será possível o city tour prometido pela Obra de Maria, nem tampouco deslocamentos pela cidade. Teremos que usar os meios de transporte públicos e, em alguns dias, haverá caminhadas de 6 a 13 km. Isso vale para todos os peregrinos da JMJ.
3 – Alimentação
Todos os peregrinos ganharão um cartão alimentação que lhe dará direito de tomar café (nos locais de catequese), almoçar e jantar (nos estabelecimentos credenciados). Outros alimentos e bebidas são da responsabilidade de cada um.
4 – Desistência
É possível desistir do pacote com reembolso das parcelas já pagas, excluindo-se a taxa de adesão. Porém, se a inscrição da JMJ já tiver sido feita, essa não será devolvida. Caso o bilhete aéreo já tenha sido emitido, não haverá mais nenhuma devolução. Quem quiser desistir da JMJ deverá encaminhar uma carta por e-mail para katyusciadantas@hotmail.com informando o motivo da desistência e o número da conta para receber o reembolso.
Outras dúvidas poderão ser tiradas com os agentes da Obra de Maria, que estarão em nossa Diocese nos seguintes horários e locais:
Dia 19/01 – 10h – Serra Negra do Norte
Dia 19/01 – 13h30 – Parelhas (Centro Paroquial)
Dia 19/01 – 19h – Currais Novos (CIAC)
Dia 20/01 – 10h – São José do Seridó (Centro Social)
Dia 20/01 – 14h – Caicó (D. Wagner)
Vamos juntos embarcar nessa grande aventura que é a JMJ Rio 2013!!!
Pe. Fabiano Maurício Dantas
Tel: 8824-5634/9666-4866 (Kaká)


terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Vem aí o LUAU da JUVENTUDE!



A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Jardim do Seridó, promoverá nesta sexta-feira, 11 de janeiro, o LUAU para a JUVENTUDE. Comunicamos que as inscrições já estão sendo realizadas na Secretaria Paroquial ao preço de R$ 2,00 reais.
O Luau para a Juventude estará sendo realizado pelo o 3º ano e sempre com uma boa participação dos jovens da paróquia.
Lembramos que o Luau está aberto a outros jovens que queiram participar, mesmo aqueles que não participam de nenhum grupo ligado à igreja.
Venham todos! Participe!

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

JMJ Rio 2013: o ano novo da juventude começa


O presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Eduardo Pinheiro da Silva, publicou no primeiro dia de 2013 uma carta aberta a todos os vigários paroquiais e presbíteros do país.
Na carta, dom Eduardo fala sobre a garantia histórica do espaço adquirido pela juventude dentro da Igreja ao longo dos anos e do grande encontro de 2013, a Jornada Mundial da Juventude.
Leia a íntegra da carta de dom Eduardo:
Caros irmãos Párocos e Administradores Paroquiais,
Vigários Paroquiais e demais Presbíteros.
“Serão vocês, jovens, que recolherão a tocha das mãos dos seus antepassados e viverão no mundo no momento das mais gigantescas transformações”.
Com esta afirmação profética e mensagem de confiança, o Papa Paulo VI, na conclusão do Concílio Vaticano II em 1963, se dirigia aos jovens e, quem sabe, a muitos de vocês, que hoje são sacerdotes e religiosos. Passados estes cinquenta anos, vislumbramos estas gigantescas transformações incidindo principalmente na vida dos jovens. Junto aos benefícios, a tão falada “mudança de época” tem trazido grandes desafios para a realização de sua vida e o amadurecimento da sua vocação de discípulos missionários. No final de sua reflexão, o Papa ainda afirmava sobre a perene missão da Igreja de garantir a novidade dos tempos: “A Igreja olha para vocês com confiança e com amor. [...] Ela é a verdadeira juventude do mundo”. Certamente, a partir desta convicção e motivação os pronunciamentos posteriores de nossa Igreja latino-americana e brasileira se encheram de coragem para garantir em sua história um espaço privilegiado para a juventude.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Paróquia Promove Programação de Férias para Juventude



Dentro do Ano da Juventude, a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Jardim do Seridó, realizará neste mês de janeiro de 2013, pela 3ª vez, uma Programação de Férias para a juventude em geral. Serão momentos de diversão e descontração, onde os jovens poderão ter oportunidade de viver uma alegria saudável e fazer novas amizades.
A programação constará de Cinema, Lual, Trilhas, Gincanas e muito mais, e terá início neste sábado (05) com um Filme no Centro Pastoral Coração de Jesus às 19h, a entrada e gratuita.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Barra de compartilhamento

RÁDIO CANÇÃO NOVA

*