“A juventude não é apenas um período de vida (…), mas uma qualidade de alma que se caracteriza precisamente por um idealismo que se abre para o amanhã.” (Joao Paulo II)


terça-feira, 30 de outubro de 2012

Novas Tecnologias e Vida Consagrada: saiba mais sobre o assunto

As novas relações que não mudarão os princípios, mas vão mudar 
as formas  de dialogar e até os métodos de formação, 
diz Irmã Joana Puntel.

Em meio à pluralidade das novas tecnologias e ao estilo de vida virtual do homem contemporâneo, a Igreja Católica busca encontrar um espaço adequado com o qual possa usufruir destas novidades tecnológicas para semear o Reino de Deus.
Pensando nisso, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) promovem entre os dias 1º e 4 de novembro de 2012, um Seminário de Comunicação que visa discutir o tema: “Novas Tecnologias, Novas Relações na Vida Consagrada: desafios culturais e perspectivas.”
A palestra de abertura do evento será feita pela Irmã Joana Terezinha Puntel, da Congregação das Irmãs Paulinas. A religiosa, que  também é professora universitária, explicou que a palestra busca localizar e situar a vida consagrada que está na Igreja, que está nessa sociedade, na qual precisa desenvolver a sua evangelização. A palestra servirá também como tentativa de compreensão da forma como estas novas tecnologias geram novas relações e, portanto, afetam a vida consagrada. 
“São novas relações que não mudarão os princípios, mas vão mudar as formas de dialogar e até os métodos de formação. Afinal, existe uma nova maneira de aprender, de ensinar, de compreender as coisas e, isto diz respeito à vida consagrada, à vida de religiosos e religiosas que estão a todo momento em contato com essa sociedade”, destaca Irmã Joana. 
Para a Irmã, não basta utilizar os novos instrumentos, mas é necessário um mergulho na cultura midiática. “A nós cabe voltar a atenção para o que está acontecendo com o ser humano ao fazer uso e ao estar nessas redes sociais. Afinal, Jesus veio para salvar as pessoas, não aos maquinários. Portanto, é necessário saber o que está acontecendo com a juventude e as demais pessoas que estão se relacionando de forma diferente do que poderíamos imaginar quatro ou cinco anos atrás. Por isso é fundamental mergulhar na cultura, no seu sentido antropológico”.  

domingo, 28 de outubro de 2012

FELIZ DIA NACIONAL DA JUVENTUDE



Prefira os #santos ao invés dos super-heróis!
Quantas vezes você já não se viu sem saída em sei lá quantas situações em sua vida??
Parece que é sempre a mesma coisa, sempre do mesmo jeito e NADA NUNCA vai mudar. Aff…pra que?? Dá vontade de sair por aí chutando tudo, xingando todos até parar num lugar beeeeem longe e de preferência em profundo silêncio sem NINGUÉM por perto!
Aí você, no melhor estilo de Chris Rock (do seriado “Todo Mundo Odeia o Chris”) fica imaginando: lá em Gotham City, do Batman, ou em Metrópolis, do Super Homem, deve ser muuuuito melhor. Já pensou chamar o seu super-herói e ele resolver todos os seus problemas? Que M-A-R-A-V-I-L-H-A!!!! E é quando você para de sonhar um pouquinho, olha para o problema de novo e se pergunta: o que que eu vou fazer?
#Fato que isso deve acontecer direto com você….olhar a realidade e perceber que ela é bem diferente do que você gostaria de viver….o mundo real é tão longe do mundo imaginário….
Esse desejo de chamar um super-herói pra resolver nossos problemas não é só coisa de criança não, conheço muitos adultos que gostariam de viver essa “imaginação” na sua “realidade”….Mas, fala sério, se existisse essa cidade você também não iria querer morar lá?? Até eu, que sou mais bobo, ia querer, rsrsrs.
Mas vou te contar um segredo para aproximar o mundo imaginário do real. Não que eles tenham superpoderes, nem que eles vão resolver todos seus problemas, mas existem sim, pessoas a quem podemos recorrer. E o interessante é que esses existiram de fato, tiveram problemas como nós, resolveram conflitos, tiveram dificuldades em relacionamentos, amaram, perdoaram, sentiram, choraram, viveram.
É claro que você já sacou de quem eu tô falando….os SANTOS e SANTAS de Deus .
Você sabia que a Igreja já canonizou mais de 3.000 santos até hoje?? Tenho certeza que um deles é parecido com você, ou vai poder te ajudar em determinada situação. Como eu te disse, não que ele resolverá o seu problema como faria o Capitão América, mas quando você lê seus escritos, ou  analisa sua vida, vai poder perceber como Deus agiu na vida dele e aplicar na sua, vai perceber como ele agiu em determinada situação e até usar a mesma forma na sua vida.
E quem sabe tê-lo como um amigo bem próximo. Pra tudo o que é necessidade lá vai você chamá-lo mais uma vez. Tenho certeza que criando o laço com um amigo do céu, sua vida vai melhorar, e muito. Não porque os problemas vão acabar, mas porque você vai enfrentá-los da melhor forma possível (com Deus). Peça a ajuda do seu amigo para que ele ter ajude a enxergar Deus em todas as suas realidades.
Portanto, a dica de hoje é: prefira os santos ao invés dos super-heróis!
Conte com eles, conte comigo, em minhas sinceras orações.
Revolução Jesus

sábado, 27 de outubro de 2012

SSVP - SOCIEDADE SÃO VICENTE DE PAULO PROMOVE DIA DA JUVENTUDE VICENTINA


O DJV – Dia da Juventude Vicentina, foi uma proposta que nasceu no Encontro das Comissões de Jovens da Região 6 da SSVP que aconteceu nos dias 24 e 25 de março de 2012 na cidade de Lagoa Seca – Paraíba. Com a finalidade de motivar a juventude vicentina e trabalhar o recrutamento de novos membros para as fileiras da SSVP.

Após algumas reuniões o DJV ganhou um formato único para ser aplicado em várias localidades onde a SSVP atua na Região 6. Em 2012 sua aplicação serve como projeto piloto para adequar sua metodologia para os demais anos.
O primeiro DVJ foi realizado na cidade de Aracajú – SE, nos dias 03 e 04 de agosto. O 2º e o 3º DVJ aconteceram nas cidades de Recife – PE e Caicó – RN, nos dias 25 e 26 de agosto.
Fecharemos a realização do DJV no ano de 2012 retornando à cidade de Lagoa Seca, onde acontecerá nos dias 17 e 18 de novembro.
As inscrições podem serem feitas através do site http://djvssvp.wordpress.com/inscricao-djv/ e custa apenas R$5,00.

Mensagem de reflexão

O Óbulo da Viúva

MÃOS VAZIAS
Eis o que desejo, Senhor: chegar diante de Vós com minhas mãos vazias. 
Nada de virtudes, nada de trabalhos, nenhuma honra nas quais possa apoiar-me, desdenhando de Vossa Graça. Nada pretendo que possa dizer propriamente “meu”, para que diante do Justo Juiz, meu tudo sejais Vós. Como aquela viúva louvada no Evangelho (Mc 12,42ss), não quero guardar nada para mim. Dar-vos-ei primeiro o que posso; e depois implorarei a força para dar também o que não posso; dar-vos-ei o supérfluo, mas também, por Vós, meu Senhor, abro mão do necessário. Nada para mim.
Meu tempo é vosso tempo, Senhor; esses bens, que instam-me tão amiúdo, vossos na verdade. Não buscar garantias neste mundo, que tão mal remunera seus aduladores: isso pretendo, meu Deus. Deitar-vos-ei, na bolsa do Templo, não apenas o que tendes me dado todos esses anos; lançar-me-ei a mim mesmo, todo inteiro, como oferta de louvor.
Sede minha única segurança, Senhor, minha herança na terra que há vir. Desde agora, contudo, já não tenha outro tesouro, além de Vós. Meu coração exilado aguarda o dia em que reencontrará sua única recompensa, que é o Senhor. Nada tenho, nada quero, nada espero – mãos vazias; pois não tendo em que me fiar, Vós mesmo compadecer-Vos-á desse pobre. Não rejeitais um coração miserável, Senhor, e sendo de tudo privado, sei que ter-Vos-ei a meu lado. E tendo a Vós, já sacia-me nada; ao Vosso lado, acalanta-me coisa alguma.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Abertas inscrições para Encontro Nacional de Responsáveis de Juventude



Os responsáveis adultos de (arqui)dioceses, movimentos, congregações, comunidades, pastorais e organismos que trabalham com juventude terão um momento único de comunhão e diálogo sobre a evangelização dos jovens no Brasil. De 29 de novembro a 2 de dezembro de 2012, em Brasília (DF), acontecerá o Encontro Nacional de Assessores da Pastoral Juvenil, promovido pela Comissão para a Juventude da CNBB.
Tendo em vista o objetivo de contribuir com os assessores na missão de acompanhar os jovens na educação da fé, são convidados apenas os responsáveis adultos de cada uma dessas expressões que trabalham com juventude.
O tema do evento - “A Juventude no Ano da Fé” – foi escolhido dentro da proposta do "Ano da Fé”, convocado pelo Papa Bento XVI e que terá início em todo mundo nesta quinta, dia 11.
“A Jornada Mundial da Juventude faz parte do calendário para o Ano da Fé. Portanto, vemos a atenção do Papa com os jovens. Com isso, precisamos ajudar os assessores adultos que acompanham os jovens para que estes respondam ao convite do Santo Padre a respeito do Ano da Fé”, afirmou o assessor nacional da Comissão para Juventude, padre Carlos Sávio Costa, ao mencionar a proposta para o período que se inicia no dia 11 de outubro de que seja um momento de “autêntica e renovada conversão ao Senhor, único Salvador do mundo”, conforme destacou o Pontífice na Carta Apostólica Porto Fidei, pela qual proclamou o Ano da Fé.
Por CNBB

terça-feira, 23 de outubro de 2012

I ENCONTRO MATINAL DA JUVENTUDE VICENTINA EM JARDIM DO SERIDÓ



Neste domingo, dia  21 de outubro, realizou-se em Jardim do Seridó o I ENCONTRO MATINAL DA JUVENTUDE VICENTINA, onde reuniu  lideranças vicentinas, como Beethovem José de Medeiros, Presidente do Conselho Metropolitano de João Pessoa , Fabiana Corrêa, coordenadora da Juventude Vicentina, conferências jovens de Caicó e Jucurutu e demais vicentinos,  com o intuito de mostrar aos jovens jardinenses o bonito trabalho da Sociedade São Vicente Paulo  e estimular a participação de jovens nesse trabalho de fé, amor e caridade.
O encontro teve início com a missa as 07:00 horas na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição e em seguida reuniu dezenas de jovens em uma manhã muito agradável com uma vasta programação matinal, dentre elas um momento onde os jovens caíram em campo, num gesto concreto, percorrendo as redondezas do local do encontro e arrecadaram  alimentos não perecíveis que foram repassados para as famílias assistidas do município.
 O encontro teve como  TEMA: CARIDADE: A fé se manifestando em atos concretos (Tg 2, 14-25) e LEMA: SSVP: uma sociedade de fé, amor e caridade criada por jovens e para jovens.
O evento aconteceu no Centro Pastoral Sagrado Coração de Jesus no Plenário João Paulo II, e em parceria com os vicentinos locais, ECC (Encontro de Casais com Cristo) e EJC (Encontro de Jovens com Cristo). Estavam presentes também nosso pároco, Pe. Amaurilo, o vigário João Júnior, o seminarista Danilo Germano e as Irmãs dos Pobres da Congregação de Santa Catarina de Sena.
O encontro foi encerrado com o almoço de confraternização em clima de entusiasmo e muita alegria dessa juventude alegre e cheia de vida.
Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

domingo, 21 de outubro de 2012

Todos plugados


Seja lá o que isso signifique a ordem agora é estar conectado.
Quando se fala em internet vêm imediatamente as preocupações com crianças e adolescentes. Tantas coisas ruins começam a acontecer por aí, exatamente neste lugar. Até coisas para as quais nem damos tantos sentidos.
Assistindo a um jornal na TV ficamos sabendo que crianças extremamente espertas até com menos de 5 anos sabem utilizar computadores com um pé nas costas, mas não conseguem ao mesmo tempo amarrar os tênis que devem estar nestes mesmos pés. Questão de habilidades. Mas ninguém se calça com um computador. As habilidades básicas e outras mais devem ser estimuladas e respeitadas. Até aí o uso de computador é envolvimento de vários tipos de raciocínio, inclusive o mecânico de como usar.
Mas queremos nos aprofundar nas mentes. O que anda acontecendo por lá?

sábado, 20 de outubro de 2012

A oferta da vida


A oferta da vida é uma atitude de fidelidade à vontade divina.
Na dinâmica divina, é mais importante servir do que ser servido. Na atualidade, numa mentalidade marcada pelo triunfalismo e pela ambição do poder, tem mais força ser servido do que propriamente servir. Os interesses pessoais e egoístas são muito mais evidentes. Sabemos que não é fácil ser servos uns dos outros.
Ser servo é ser solidário, principalmente nas dificuldades. Esta prática acontece muito entre as pessoas simples, que têm o coração e os bolsos muito mais sensíveis, com muito mais capacidade de partilha. É mais saudável, na prática da vida, dar do que receber, mesmo que isto curte sacrifício, dentro do contexto da fraternidade.
A oferta da vida é uma atitude de fidelidade à vontade divina. É consequência da justiça, que contrapõe aos planos dos dominadores. Quem assim age não faz o jogo da pressão capitalista-consumista, mas se detém naquilo que diminui as dores de quem passa necessidade. É como ofertar a vida para resgatar a justiça.
O importante é ser vitorioso diante das maldades do mundo. O egoísmo impede que a vida seja para todos, e mata. O acúmulo, sem função social, é sempre insaciável. “Quanto mais a pessoa tem, mais quer ter”. Quem age assim, não tem dificuldade de passar por cima dos princípios éticos e realiza, silenciosamente, a exploração.
O egoísmo causa disputa de poder, competições, ciúmes, inveja e quer tirar proveito das situações. Esta é a ideologia dominante, com critérios do reino do mundo, que dificulta a primazia das relações sociais, da justiça, da paz e da fraternidade. Parece até que não conseguimos descartar a busca de honras e privilégios.
Sendo ainda mais preciso, no seguimento de Jesus Cristo não existe lugar para privilégios pessoais, lugar para os qualificados como “grandes”. Há lugar, e abundante, para “servidores”, e servos de todos. Não é fácil carregar as dores e as transgressões do mundo, mas vale a pena ser capaz de lutar para que a vida seja assumida como dom de Deus e colocada sempre a serviço do bem da humanidade.
Por: DOM PAULO MENDES PEIXOTO 
ARCEBISPO DE UBERABA - MG
Fonte: catequisar

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Igreja celebra o Dia Mundial das Missões no próximo domingo



No próximo domingo, 21, a Igreja no Brasil e no mundo celebra o Dia Mundial das Missões. Trata-se de um grande acontecimento e uma oportunidade de fazer sentir a vocação missionária da Igreja. O documento Redemptoris Missio, Encíclica do papa João Paulo II sobre a validade permanente do mandato missionário, exorta, “todas as Igrejas e os pastores, os sacerdotes, os religiosos e os fiéis, a se abrirem à universalidade da Igreja, evitando toda a forma de particularismo, exclusivismo, ou qualquer sentimento de autossuficiência (RM 85)”.
Em outras palavras, o documento faz um apelo a toda a Igreja: de se abrir para Missão além-fronteiras, conforme o mandato do próprio Jesus Cristo. A Igreja “foi enviada para manifestar e comunicar a caridade de Deus a todos os homens e povos (Jo 10, 10)”, mandato que o Redemptoris Missio também frisa. “Esta Missão é única, sendo a mesma a sua origem e fim; mas, na sua dinâmica de realização, há diversas funções e atividades. Antes de tudo está a ação missionária denominada ‘missão ad gentes’”.

Lançado CD com o Hino da CF 2013



Já está disponível nas livrarias católicas do Brasil o CD com o Hino da Campanha da Fraternidade de 2013 e os cantos para a quaresma do ano C. Desde 2006, por decisão dos bispos do Conselho Episcopal Pastoral (CONSEP), o CD traz o hino da Campanha da Fraternidade e o repertório quaresmal correspondente a cada ano.
A Campanha da Fraternidade 2013, que tem por tema “Fraternidade e Juventude”, e lema “Eis-me aqui, envia-me!” (Cf, Is 6,8) , teve seu hino escolhido a partir de concurso aberto para todos que desejassem participar. A canção foi composta para servir durante encontros, debates, seminários, palestras e estudos sobre a temática em questão. O CD contém outras faixas inéditas para as celebrações da quaresma do ano C, além de músicas para o trabalho de evangelização com a juventude.
O assessor de Música Litúrgica da Conferência Nacional dos Bipos do Brasil (CNBB), padre José Carlos Sala afirma que, de acordo com suas potencialidades, “as equipes de canto e música escolherão o melhor meio para apropriar-se desse rico repertório quaresmal que aparece no CD e no Hinário Litúrgico da CNBB e ajudar os fiéis na assimilação dos cantos próprios deste tempo”.
“Que o hino da Campanha da Fraternidade e os cantos próprios para o trabalho de evangelização com os jovens ajudem no processo de reflexão da realidade da juventude no Brasil e sejam sinal de alegria e comunhão eclesial”, disse o assessor.
Por CNBB

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Jovens em Niterói celebram um ano de aprofundamento nos conteúdos do Youcat

Jovens com Pe. Júnior(Niterói) e Pe. Arnaldo(Setor Preparação Pastoral do COL)

Niterói, 16 Out. 12 / 02:59 pm (ACI).- Empenhados em cumprir este apelo do papa na introdução do YouCat, os jovens da arquidiocese de Niterói, subsede da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013, se reúnem todas as quintas-feiras para meditar e aprofundar os pontos do catecismo jovem da Igreja
“Estudai o catecismo com paixão e perseverança! Para isso, sacrificai tempo! Estudai-o no silêncio do vosso quarto, lede-o enquanto casal se estiverdes a namorar, formai grupos de estudos e redes sociais, partilhai-o entre vós na Internet! Permanecei deste modo num diálogo sobre a vossa fé!”, esta foi a exortação do Papa Bento XVI na introdução do YouCat.
Assim, sob a orientação do padre Bruno Guimarães, com aulas ao vivo no canal Youcat Niteroi cerca de 30 jovens por aula vêm estudando o catecismo desde de setembro de 2011. O canal já teve mais de mil curtições e o número segue crescendo. 

domingo, 14 de outubro de 2012

O YOUCAT e a JMJ no Ano da Fé


O Ano da Fé chegou trazendo a todos nós um bonito caminho em direção a Cristo, única “Porta”, pela qual devamos entrar como nos recorda o Santo Padre em sua Carta Apostólica “Porta Fidei”. Nesse caminho nada nos será tão difícil ou estranho se nos permitirmos ser guiados pela Voz da Igreja.É ela quem sinaliza a estrada nos convidando a fazer uma fecunda experiência de maturidade e crescimento da Fé. 
Uma sinalização interessante para a juventude nesse tempo é o YOUCAT, nosso Catecismo Jovem. Na Nota com Indicações Pastorais para o Ano da Fé, o Cardeal William Levada,quando ainda Prefeito nos animou quanto à oportuna utilização do YOUCAT para esse tempo que se inaugura.  “O Ano da Fé poderá ser uma ocasião para uma referência oportuna à utilização de bons instrumentos catequéticos, como por exemplo, o Compêndio do Catecismo da Igreja Católica ou como o YOUCAT”, conclui o Prefeito Emérito da Congregação da Doutrina da Fé. Essa indicação somada ao prefácio do Papa no YOUCAT é um importante sinal que nos aponta como viver bem esse ano.
Vivemos hoje a “new evangelization”, e o YOUCAT é considerado pelos teólogos e jovens iniciadores um importante instrumento para a formação e evangelização dos nossos jovens nesse “continente digital”. Não se trata apenas de um livro qualquer, porque ele é “cativante e fala do nosso próprio destino, pelo que está profundamente próximo de cada um de nós”como bem nos disse o Papa. Uma vez que fomos cativados, somos impulsionados a caminharão encontro daqueles que ainda não encontraram o sentido de suas vidas: Jesus de Nazaré. 
Mas não caminhamos sozinhos. Ao contrário, somos peregrinos em comunhão. Aprendemos juntos. O YOUCAT foi oficialmente apresentado ao mundo em uma JMJ pra nos recordar que sozinhos não conseguimos dar mais que dois passos. Viver e anunciar aquilo que cremos são dois ofícios que reclamam a necessidade que temos uns dos outros. Esse é o segredo de jovens do mundo inteiro saírem de seus países, suas culturas para encontrarem-se na JMJ. Esse é o grande mistério que nos atrai e nos fascina. Não sem razão é que na mesma Nota Pastoral para esse ano, o Cardeal nos recorda que “A próxima Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro em 2013oferecerá uma ocasião privilegiada aos jovens para experimentar a alegria que provém da fé no Senhor Jesus e da comunhão com o Santo Padre, na grande família da Igreja”.
Que nesse percurso do Ano da Fé como peregrinos da JMJ, “indo e fazendo discípulos entre todas as nações”(Mt 28, 19), descubramos juntos o rosto de Jesus de Nazaré em cada página do YOUCAT.  Ele é como um campo que esconde um verdadeiro tesouro. “Ele apresenta-nos a mensagem do Evangelho como uma «pérola preciosa» (MT 13,46), pela qual se tem de dar tudo”, como tão bem nos disse o Papa. Que a Graça de Deus seja o nosso auxílio nessa bonita caminhada que começamos a fazer. 
Seu irmão, 
Jerônimo Lauricio
Equipe do Catecismo Jovem 
Fonte: catequisar

sábado, 13 de outubro de 2012

Esclusividade: Blog do ECC grava vídeo com a Banda Católica Cavaleiros de Cristo

Parabéns a todos que fazem esta banda maravilhosa e que Deus continue guiando os seus caminhos para que vocês possam cada vez mais atingir todos os lugares mais distantes, evangelizando através da música e difundindo a palavras de Deus a todas as criaturas.
Fonte: Blog do ECC de Jardim do Seridó

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Jardim celebra o dia de Nossa Senhora Aparecida com uma bonita festa



 Nesta sexta-feira, 12 de outubro dia de Nossa Aparecida os fiéis de Jardim do Seridó se reuniram na Matriz de Nossa Senhora da Conceição e participaram de uma bonita celebração em homenagem a nossa Mãe Maria Santíssima.

As comemorações tiveram início às 06:00 horas da manhã com a recitação do ofício da Imaculada Conceição na Matriz e ao meio dia com a celebração do Santo Terço sob a coordenação dos homens do Terço dos Homens da nossa paróquia.

A 19:00 horas aconteceu o encerramento na Matriz com a celebração da Santa Missa, celebrada pelo pároco Pe. Amaurilo José da Silva e também em Ação de Graças pelo o novo piso da igreja que foi substituído e que tanto os fiéis almejavam e que graças a Deus tornou-se realidade.

Logo após a missa todos os presentes assistiram a um belíssimo show católico da Banda Iluminadores da Fé de Jardim do Seridó e Cavaleiros de Cristo de Carnaúba dos Dantas.

Em breve serão postadas todas as fotos do evento

Mensagem de reflexão


O Cachorro e o Coelho
Eram dois vizinhos. O primeiro vizinho comprou um coelhinho para os filhos. Os filhos do outro vizinho pediram um bicho para o pai. O homem comprou um pastor alemão.
Papo de vizinho: 
- Mas ele vai comer o meu coelho. 
- De jeito nenhum. Imagina. O meu pastor é filhote. Vão crescer juntos, pegar amizade.
Entendo de bicho. Problema nenhum.
E parece que o dono do cachorro tinha razão. Juntos cresceram e amigos ficaram. Era normal ver o coelho no quintal do cachorro e vice-versa. As crianças, felizes. 
Eis que o dono do coelho foi passar o final de semana na praia com a família e o coelho ficou sozinho. Isso na sexta-feira. 
No domingo, de tardinha, o dono do cachorro e a família tomavam um lanche, quando entra o pastor alemão na cozinha. Pasmo. Trazia o coelho entre os dentes, todo imundo, arrebentado, sujo de terra e, claro, morto. 
Quase mataram o cachorro. 
- O vizinho estava certo. E agora!? 

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Abertas inscrições para Encontro Nacional de Responsáveis de Juventude



Os responsáveis adultos de (arqui)dioceses, movimentos, congregações, comunidades, pastorais e organismos que trabalham com juventude terão um momento único de comunhão e diálogo sobre a evangelização dos jovens no Brasil. De 29 de novembro a 2 de dezembro de 2012, em Brasília (DF), acontecerá o Encontro Nacional de Assessores da Pastoral Juvenil, promovido pela Comissão para a Juventude da CNBB.
Tendo em vista o objetivo de contribuir com os assessores na missão de acompanhar os jovens na educação da fé, são convidados apenas os responsáveis adultos de cada uma dessas expressões que trabalham com juventude.
O tema do evento - “A Juventude no Ano da Fé” – foi escolhido dentro da proposta do "Ano da Fé”, convocado pelo Papa Bento XVI e que terá início em todo mundo nesta quinta, dia 11.
“A Jornada Mundial da Juventude faz parte do calendário para o Ano da Fé. Portanto, vemos a atenção do Papa com os jovens. Com isso, precisamos ajudar os assessores adultos que acompanham os jovens para que estes respondam ao convite do Santo Padre a respeito do Ano da Fé”, afirmou o assessor nacional da Comissão para Juventude, padre Carlos Sávio Costa, ao mencionar a proposta para o período que se inicia no dia 11 de outubro de que seja um momento de “autêntica e renovada conversão ao Senhor, único Salvador do mundo”, conforme destacou o Pontífice na Carta Apostólica Porto Fidei, pela qual proclamou o Ano da Fé.

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

No ar cartaz e subsídio para o DNJ 2012



O cartaz oficial e o subsídio do Dia Nacional da Juventude (DNJ) 2012 foram lançados nesta quarta-feira (1). O tema do DNJ deste ano é "Juventude e Vida" e o lema "Que vida vale a pena ser vivida?".
O cartaz deste ano foi escolhido pelos membros da Coordenação Nacional de Pastoral Juvenil formada por jovens de pastorais, movimentos, congregações e novas comunidades que atuam com a juventude. O subsídio para a vivência do DNJ foi elaborado por esse grupo. 
Segundo o assessor nacional da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB padre Antônio Ramos do Prado (padre Toninho), a construção do subsídio do Dia Nacional da Juventude (DNJ) 2012 foi feita a partir do aprofundamento do estudo sobre a realidade juvenil e à luz da Campanha da Fraternidade de 2013, fundamentados no texto bíblico de João 10,10: “Eu vim para que todos tenham vida”. 
"Esse cartaz feito pelo Chiquinho [D'almeida, vencedor do concurso] manifestou com mais propriedade o tema e lema do DNJ porque focou os sinais da vida da juventude do Brasil", disse. Para padre Toninho, a idéia do jovem pintando os sinais de vida no Brasil manifesta o protagonismo juvenil dentro e fora da Igreja. "Parabéns ao autor que se colocou à disposição para fazer os ajustes necessários", afirmou o assessor nacional da Comissão para a Juventude. 
A demora em publicar o cartaz vencedor ocorreu porque precisaram ser feitos alguns ajustes na arte, segundo padre Toninho.
Fonte: www.jovensconectados.org.br

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Festa de Nossa Senhora Aparecida em Jardim do Seridó-RN


Nesta sexta-feira, dia 12 de outubro é dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida e você é convidado (a) a participar desse bonito momento de fé e devoção a nossa Mãe.
PROGRAMAÇÃO:
06:00 horas  - Ofício da Imaculada Conceição;
12:00 horas – Recitação do Santo Terço, coordenado pelos homens do “Terço dos Homens”;
19:00 horas – Celebração da Santa Missa e logo após,  show religioso com Iluminadores da Fé e Cavaleiros de Cristo;
ATENÇÃO: TODOS ESSES EVENTOS SERÃO REALIZADOS NA IGREJA MATRIZ DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO.
Participe!!!

Mensagem de reflexão


SONHOS QUE SE SONHAM...
Olá meus amigos!!
Todos nós temos um sonho que nos motiva... Qual é o sonho da sua vida? 
Reflitam!!
Sonhos e mais sonhos que fazem o ser humano levar adiante a sua própria vida, e as vezes, sonhos dependentes, que nos fazem até acreditar que só com a realização dos mesmos teremos condições de seguir adiante, como o de ganhar em uma loteria, receber uma herança, uma promoção mágica, um emprego que aparece do nada, passar naquele concurso vitalício, entre outros.
Mesmo com tantos sonhos, podemos classificá-los em dois tipos: 
Os sonhos que se sonham acordado, que são esses motivadores rápidos do dia a dia e que vão perdendo a força a medida que o tempo passa, ou conforme vão sendo realizados, e os "sonhos dos ideais da alma", que pode ser apenas um sonho, como por exemplo, o jovem que desde criança decidiu ser bombeiro, médico ou astronauta sei-lá, mas que persegue esse objetivo como ponto de honra na sua vida. Assim, como aquela criança que canta muito bem e já se sabe que ela vai tentar de todas as formas seguir cantando, ou o pequeno artista que vai ser ator com toda a certeza. Esses são os sonhos fundamentais, são a própria razão da nossa existência.
Qual é o sonho do ideal da sua alma? O que te motiva? Onde você quer chegar? Será que você não anda se desviando do seu sonho ou quem sabe até sufocando-o em nome de algo ou alguém? Será que você não tem se perdido entre sonhos de consumo, idéias e ideais que não são seus? Pense com carinho no objetivo da sua vida, no foco que você deve se concentrar, assim se perde menos tempo, sofre-se menos e vive-se muito melhor.
Qual é o sonho da sua vida? 
Defina-se e parta para a luta, sem esquecer-se que nunca é tarde para sonhar, nem para recomeçar...
Eu acredito em você...
Fonte: velho sábio

sábado, 6 de outubro de 2012

O Que Você pode fazer para Mudar o Mundo?


Comece mudando a si mesmo. 
Ninguém muda o mundo se não consegue mudar a si mesmo ... 
Cuide da Saúde do Planeta. 
Não desperdice água, não jogue lixo no lugar errado, não maltrate os animais ou desmate as árvores. 
Por mais que você não queira, se nascemos no mesmo planeta, compartilhamos com ele os mesmos efeitos e consequências de sua exploração ... 
Seja responsável: não culpe os outros pelos seus problemas, não seja oportunista, não seja vingativo. 
Quem tem um pouquinho de bom senso percebe que podemos viver em harmonia, respeitando direitos e deveres ... 
Acredite em um mundo melhor.
Coragem, Honestidade, Sinceridade, Fé, Esperança são virtudes gratuitas que dependem de seu esforço e comprometimento com sua Honra e Caráter.
Não espere recompensas por estas virtudes, tenha-as por consciência de seu papel neste processo ...
Tenha Humildade, faça o Bem, trabalhe. 
Não tenha medo de errar, com humildade se aprende, fazer o bem atrairá o bem para você mesmo e trabalhando valorizarás o suor de teu esforço para alcançar seus objetivos ... 
Busque a Verdade, a Perfeição, uma posição realista frente aos obstáculos, uma atitude positiva diante da vida... 
Defenda, participe, integre-se à luta pacífica pela Justiça, Paz e Amor. 
Um mundo justo é pacífico, e onde há paz pode-se estar preparado para viver um grande Amor ...
RODRIGO BENTES DINIZ
Fonte: catequisar

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Encontro da Juventude Vicentina em Jardim do Seridó

Clique na imagem para ampliá-la.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Barra de compartilhamento

RÁDIO CANÇÃO NOVA

*